top of page

(Comentários via facebook)

 

 

 

Memorável dia este, em que o Poeta, tal como acontecia na Paideia Grega, veio à Cidade, com a dádiva dos seus belos e reflexivos poemas: é que, sem os Poetas e sem a Poesia, o Mundo fica desprovido do seu sentido fundador e estelar...

 

(Fernando Paulo Baptista, breve comentário sobre a apresentação na Livraria Adrião em Mangualde)

 

 

 

 

Meu Irmão Poeta e caríssimo Concidadão: a Palavra não é só a heideggeriana «Morada do Ser»; ela é também a encantatória e emocionante Voz Órfico-Sófica com que o Poeta nos revela esse mesmo Ser... Daí, o meu comovido bem-haja neste forte abraço lusíada, em que a tão bela e tão sugestiva representação icónica do Mar convoca, até junto de nós, a companhia náutica do Imortal Camões de «Os Lusíadas». Parabéns por mais este teu tão inspirado Poema...

 

(Fernando Paulo Baptista, sobre o poema "O Sentir do Ser")

 

 

 

 

Caro João, felicito-te. Magnífico... Continua por esse caminho que acabarás por encontrar. Abraço.

 

(Manuel João Vaz Freixo)

 

 

 

 

A gente da Chãs é desta fibra..

 

(José Lino Ramos, apresentou o "Pensar e Ser" no canal Benfica TV).

 

 

 

 

Numa qualquer "googladela" tropecei na poesia do amigo João Oliveira, e repliquei no Viseu Senhora da Beira, um curto trecho de um poema sobre uma das mais belas cidades deste País intitulado Gosto de ti, Viseu! Ainda hoje continua a ser o post mais lido do blog.

 

(Fernando Figueiredo)

 

 

 

 

Só o facto de conseguir vencer a barreira da censura que se pratica neste País relativamente à actividade cultural e não só que se pratica no interior já é uma façanha . Força continue a « Pensar e ser » e afirmar .

 

(Castanheira Barros)

 

 

 

 

Pensar e ser é um pequeno grande livro de poesia. O seu autor? Chama-se João Oliveira. Será um poeta, o escritor que agora se apresenta? Até ele duvida!... “Gosto de divagar”, diz.

Há, nesta obra, vários temas trabalhados. Há assuntos para todos os passageiros de uma vida. Há até pinceladas e recados, lançados sobre quem, por exemplo, não pensa.

Em muitos poemas, encontramos antíteses da vida… hipérboles do pensamento. Encontramos uma viagem que flui. Umas vezes, a montante, outras a jusantes da memória. Uma viagem de etapas… quadras que se apresentam ao leitor em esquema cruzado.

Estamos, muitas vezes, num caminho pelo pensamento do ser. Será que João Oliveira conta-nos tudo o que pensa? Não acredito!...  O melhor do pensar fica sempre no pensar de quem pensa. Apenas aí, se conserva e amadurece. E a gente agradece.

Parabéns João.

 

(Mário Gonçalves)

 

 

 

 

"Pensar e Ser" é um livro poético e filosófico, onde além de belos poemas, faz questionar situações existenciais de velhas máximas "Penso logo existo"; "Existo logo penso" nos conduz a um mundo brilhante.
Não perca a leitura de um livro fabuloso deste escritor emergente. 

 

(Lourdes Castelo Branco)

 

 

 

 

Se Pessoa foi grande, grande foi Aleixo tambem... afinal Poetas Portugueses ,,,, o Oliveira, meu Primo.... que falha a minha ,pois só agora ando a ler...

 

(Anabela C. Cabral)

 

 

 

 

Pensar e ser Um livro com profunda componente mental, de um jovem que virá a ser com esforço, e dedicação, um excelente poeta. Escolheu um trilho complexo, mas para se distinguir dos demais criou o seu próprio estilo muito particular! Vou desejar que o seu futuro no mundo das letras seja auspicioso, mantendo esse seu amor pela filosofia o mote para nos deliciar em livros futuros! Boa sorte João Oliveira!!!

 

(Fátima Coelho)

 

 

 

 

Sublime! João Oliveira. Quero ler o teu livro " Pensar e Ser". Muito sucesso.

 

(Salomé Alves)

 

 

 

 

A natureza é sábia...caem as folhas, repousa a terra, os tons do outono a fazer nos lembrar que há tb um tempo na vida para "Pensar e Ser"...

 

(Jacinta Marques)

 

 

 

 

A distância de um PONTO com Platão, Agostinho da Silva e Jesué Pinharanda Gomes. Geometria e poesia.

 

(Fernando Correia)

 

 

 

 

Ousando parafasear alguém, «é menor pecado elogiar um mau livro sem o ler, do que depois de o ter lido». Por isso «exijo» imediatamente receber, pensar e ser para que continue a não haver vida literária plenamente virtuosa!

 

(Artur Campos Mendes)

 

 

 

 

Este poema faz-me lembrar o romance do grande Eça "A cidade e as serras". Adoro estar na "minha serra", a da Estrela. Já tenho saudades. Um abraço João Oliveira!

 

(Isabel Landeiro, poema "Estrela Que Me Guia")

 

 

 

 

Já li o seu livro, e devo dizer que fiquei muito bem impressionada, não só pelo conteúdo em si, mas também pela coragem que demonstrou ao se expor não só como homem/pessoa sensivel, como poeta. Gostei muito, obrigada. Fico á espera do próximo. Bjs

 

(Marragarida Castelo Branco)

 

 

 

 

Mais uma semana, prestes a terminar. 
Ao Sorridente João Oliveira que tomou conta da nossa casa, durante estes dias, queremos agradecer a sua disponibilidade, dedicação e presença. 
Foi uma satisfação tê-lo presente no SORRISOS NOSSOS e havermos oportunidade de continuar a conhecer, melhor ainda, a sua obra poética. 
Esperamos que, continuadamente, nos delicie com a sua presença e poesia.

 

OS ADMINISTRADORES DE SORRISOS NOSSOS
Helena Santos
Cremilde Vieira da Cruz
José Lopes da Nave

 

 

 

 

Obrigada,amigo ! já comprei,na papelaria Adrião ,sem dúvida uma exelente prenda de Natal .Toca a pensar no próximo.

 

(Teresa  Futre, sobre "Pensar e Ser")

 

 

 

 

Poderemos ser de novo o que fomos um dia se fizermos correr tudo o que temos de bom! Hoje não precisamos dos navios, embarcações e Camões, porque já o foram um dia! Temos tudo o que temos, a tecnologia e homens que fazem poesia, tão boa, mas ninguém me dizia! Viva Portugal! A nossa história que volte, pelas palavras, pelas redes sem fios, porque números tornam homens frios! Portugal de paixões, não de arrepios, onde o Sol se procura dos que vivem no frio, para lá das nossas fronteiras, onde o dinheiro é rei, mas nem sei, pois vem para cá!

 

(João Frutuoso, poema sobre Portugal)

 

 

 

 

Ola João os meus cíceros parabéns pelo teu trabalho , pois e destas pessoas que o nosso Pais precisa, continua com essa força, um abraço Amigo..

 

(Ribeiro Cal)

 

 

 

 

É claro que com a presença do mui digno e ilustre Professor Doutor Fernando Paulo Baptista o ambiente cultural tem que se assumir com alto nível. Tenho pena de não estar mais perto que gostava de comparecer para ouvir... ao vivo!

 

(António Nunes, sobre a apresentação do Livro "Pensar e Ser?!" na Livraria Adrião em Mangualde).

 

 

 

 

Lindo poema, João! Vou partilhar para a minha Página!

 

(Helena Fernandes, sobre um poema de Mangualde)

 

 

 

 

Muito bem, eu tambem sou regionalista e beirão, com muito prazer e honra! Mas prefiro sempre a palavra: "Beira" muito mais que centro!

 

(Lopes Cardoso, sobre o poema  "Centro do Páis")

 

 

 

 

Parabéns Amigo . Se eu não puder ir a S. Mateus , diga-me aonde posso comprar. A b r a ç o .

 

(Augusta Miranda)

 

 

 

 

João Oliveira, ter consciência da nossa ignorância é meio caminho andado para a aprendizagem, descrito desta forma de encantar que melhor forma há para alertar. Obrigada, beijinhos.

 

(Fátima Pita, poema "Imensa Ignorância)

 

 

 

 

É importante enaltecer a sabedoria popular e se juntarmos talento e sensibilidade...

 

"A poesia (...) eleva o comum dos mortais a um patamar diferente." Parabéns!

 

 

(Céu  Soares)

 

 

 

 

Li o seu livro. Os meus parabéns.

 

(Manuela  Gonçalves)

 

 

 

 

Poeta, através da poesia,que também é arte, também se vislumbra a alma de quem a escreve. Boa noite, João.Bjs.

 

(Laurinda Guerreiro)

 

 

 

Parabéns, João. Espero pelo lançamento em Mangualde.

 

(António Luis Marques Tavares)

 

 

 

 

É ser livre e estar preso...Livre no pensamento,preso na liberdade...Quantas vezes nos sentimos assim???Obrigado,não me canso de ler o que escreve...tem alma.Bjs

 

(Alexandra Hernandez)

 

 

 

 

Parabéns, Embora atrasados desejo-lhe muitas felicidades e muito sucesso pessoal e profissional.

 

(Betty Pedroso)

 

 

 

 

É sempre bom conhecer novos autores e novas poesias. Bastante original. Adorei... Obrigado pela partilha.

 

(Fátima João)

 

 

 

 

Libertar a liberdade que existe em nós e que aguilhotamos com o medo de sermos apenas o que somos...

 

(Margarida Messias)

 

 

 

 

Estou-me a lembrar do grande Michelangelo Buonarroti e da Pietá!

 

(Tereza Cristina Leitão Andrade, poema "Esfera do Criador e Criatura")

 

 

 

 

Parabéns João... Grande abraço e parabéns.

 

(Fábio Sousa)

 

 

 

 

Siento a una persona que abre su alma y escribe con un enorme sentimiento y un poco de timidez y lo plasma sobre un papel y lo transforma en poesia. Para mi es maravilloso porque me hace vivirla en propia persona , Gracias por ese sentimiento.

 

(Luisa Silva Bessa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page